Jornada de Anatomia – USP

Bem vindo à XI Jornada de Anatomia – 2019

Esta edição será sobre o Estudo de Cabeça e Pescoço, abordado por meio de aulas teóricas, práticas e períodos de dissecação, proporcionando aos participantes uma revisão e atualização dos conceitos fundamentais em anatomia.

  1. APRESENTAÇÃO

    A Jornada de Anatomia do Departamento de Anatomia do ICB/USP é um curso teórico-prático realizado pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais. Conta com o apoio dos docentes desse departamento e no ano 2019 entrará em sua 11ª Edição. Na 11ª edição da Jornada abordaremos o Estudo de Cabeça e Pescoço através de aulas teóricas e práticas, bem como atividades de dissecção. As aulas práticas e dissecções serão desenvolvidas em laboratórios através do estudo em cadáveres. Os alunos participantes poderão adicionalmente visitar os laboratórios dos docentes do Departamento de Anatomia e conhecer as respectivas linhas de pesquisa.

  2. ESTRUTURA BÁSICA DA JORNADA

    • Aulas teóricas: ministradas pelos alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Morfofuncionais, e também por especialistas e professores convidados de outras universidades.
    • Aulas práticas: após cada aula teórica será realizado um estudo prático relacionado ao tema ministrado. As aulas práticas serão desenvolvidas através do estudo em cadáveres. É obrigatório o uso de luvas e avental para as aulas práticas, sendo que cada aluno deve trazer o seu. O aluno que não estiver de avental será impedido de realizar as atividades práticas.
    • Dissecções: em determinados períodos do curso serão oferecidas aulas de dissecções (atividade obrigatória)
    • Visitas aos laboratórios de pesquisa: os alunos poderão escolher 2 laboratórios do Departamento de Anatomia para conhecer a linha de pesquisa e acompanhar as atividades (atividade obrigatória).
    • Forma de avaliação: pequena prova no início de cada período sobre temas abordados nas aulas anteriores (1 ou 2 questões) e avaliação cumulativa final obrigatória, teórica e prática, no último dia da jornada. Será considerado aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 7.
  3. QUEM PODE PARTICIPAR?

    Graduandos e recém-graduados (até 1 ano) dos cursos das áreas da Saúde e Biológicas.
  4. DATAS E VALORES

  5. CRONOGRAMA

  6. LOCALIZAÇÃO

    Departamento de Anatomia – Instituto de Ciências Biomédicas III/USP

    Avenida Professor Lineu Prestes, 2415 – Cidade Universitária / Butantã CEP 05508-900 – São Paulo – SP

    Lembramos que a passagem de ônibus (incluindo os circulares da USP) custa R$ 3,80, porém pessoas de fora de São Paulo podem adquirir um Bilhete Único de turista ao custo de duas tarifas, que permite até 4 viagens em 3 horas pelo preço de 1 viagem. Mais informações podem ser obtidas em http://bilheteunico.sptrans.com.br/novobu.aspx

    COMO CHEGAR AO ICB III
    A estação de metrô mais próxima do ICB III é a Estação Butantã – linha amarela
    Do Terminal Butantã é possível pegar o ônibus 8012-10 e descer na parada Instituto de Ciências Biomédicas, a frente do prédio.

    COMO CHEGAR AOS RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS DA USP
    Trajeto até o Restaurante Central
    (Mapa ampliado)

    IDA – Na parada IPEN (em frente à odontologia), pegar o ônibus 8022-10 e descer na parada Casa Japonesa (9 min, 7 paradas).
    Obs.: o mapa indica a parada final com Butantan, mas sugerimos a parada Casa Japonesa, que seria a próxima.

    VOLTA – Na parada Praça da Reitoria, pegar o ônibus 702U-10 ou 701U-10 e descer na parada IPEN.  Ou pegar o ônibus 8012-10 e descer na parada Biomédicas III.

    Trajeto até o Restaurante da Química
    (Mapa ampliado)

    IDA – Na parada Biomédicas III pegar o ônibus 702U-10 ou 701U-10 ou 7725-10 e descer na parada Cepam (3 min, 3 paradas)

    VOLTA – Na parada História e Geografia pegar o ônibus 702U-10 ou 701U-10 ou 8022-10 e descer na parada IPEN.

  7. ORGANIZAÇÃO

      • Coordenadora Científica: Profa. Dra. Renata Frazão
      • Coordenadora Geral: Barbara Passaia
      • Vice-Coordenador Geral: Jean Kremer
      • Coordenação Pedagógica: Tabata Bohlen
      • Coordenação de Seleção: Márcio Ribeiro
      • Coordenação Financeira: Victória Oliveira
      • Coordenação de Divulgação: Thais Auricino
      • Coordenação Sócio-Cultural: Mirella Bento
      • Coordenação de Dissecção: Felipe Alexandre
  8. EDITAL/FAQ

  9. LISTA DE SELECIONADOS

    • Selecionados para Primeira Chamada

    AMANDA CRISTINA DINIZ JARCEM
    RAFAELA DE OLIVEIRA ESTEVÃO
    FELIPE LEITÃO DE SOUZA
    MARINA RIBEIRO GIL
    LETICIA PORTO DE MELO FRANCO
    LUIS FERNANDO ALVES DA SILVA
    YOUNG LU
    WILLIAN DOS SANTOS PEREIRA
    ROBERT HENRIQUE SANTOS SALES
    MARCOS ANTÔNIO FERREIRA FILHO
    ISABELLE REBELO SIMÕES NOBRE
    RENAN MARTINS DE LIMA RAPOSO
    HEMERSON DA SILVA CRUZ
    THAÍS NATÁLIA MOTA SMITH
    RODRIGO AYRES TORRES TAKAES
    MICHEL RISSO
    ISABELLA FONTES MILHOMEM BUENO
    LORENA MARIA DERING TANIA MARA DERING
    PEDRO RAFAEL COSTA
    SARA MORENO REBELO VAZ
    MIGUEL HENRIQUE CRUZ DE SANTANA
    RAMON AUGUSTO CAMPOS ROSA
    LUAN HENRIQUE PATRZYK
    ISAC DE ALMEIDA BARBOSA NETO
    DENIVAL NASCIMENTO VIEIRA JÚNIOR
    LUCAS SIQUEIRA DOS SANTOS
    LAIS NADILLY NUNES DE SOUZA
    FERNANDA VIEIRA BOTELHO DELPUPO
    ELAINE CRISTINA DA SILVA BRANDÃO
    NICOLE CASTRO DE SOUZA MIRANDA
    LARA CHRISTINA DO RÊGO PEREIRA
    HELOÍSA AUGUSTA CASTRALLI
    LUARA DA SILVA SANTOS
    LARA MANAGNA COVRE
    MANUELLE VIRGOLINO MAFIA
    HIORRANA SOUSA DIAS
    JOÃO PANTOJO NETO
    BRUNA DA MOTA CAMARGO
    RAÍSSA DE PAULA MORO
    NATÁLIA GENI FELIPE SPEKTOR
    DHELIANE ROBERTA FARIA LAMAS
    ANA CAROLINE SANTOS FERREIRA
    CAROLINA DUARTE MATTOS
    PEDRO HENRIQUE ARANTES RODRIGUES
    AGNES ANDRADE MARTINS
    FERNANDA DOS SANTOS DUQUE
    ISADORA ZANETTE GOLIN
    LETÍCIA PONTE MACHADO
    RAFAEL DE SENA JUSTINO
    DIEGO DIAS DOS SANTOS
    MARIA VITÓRIA SANTOS RODRIGUES
    JOSÉ RIVALDO DE OLIVEIRA SOARES
    ANA LUIZA MORAES GARRIDO
    ANA VITORIA GONÇALVES DE OLIVEIRA CRUZ
    MARTHA CAROLINE AUZIER QUARESMA
    RAISA DA SILA ARAUJO
    JOAO LUCAS DZIADZIO
    RAIRA LUIZA PAES
    PRISCILA CIOLA
    CLAUDIA RIBEIRO BORBA GASPARINI

    • Lista de espera (por ordem de chamada)

    RAPHAEL LOPES OLEGÁRIO
    IUKY GESTA PADILHA
    POLYANA PAULA RODRIGUES DE SIQUEIRA
    LAIS MARIA E SOUSA BERRA
    JOÃO PEDRO RUFINO
    ALANA SUELI DOS SANTOS
    ISABELA COIMBRA LADEIRA MORAIS
    BRENDA ADRÊANE DE ALMEIDA CRUZ
    TAMIRIS DE SOUZA RISSATO
    KESIA MOREIRA SAMPAIO AMARAL
    MAICON RODRIGUES DA SILVA SENE
    ALINE OLIVEIRA DE ARAÚJO
    ADRIANA PATRÍCIA DA SILVA
    LARA FERNANDA MOBRIZI GABRIGNA
    EVANDRO DA CRUZ CITTADIN SOARES
    ALESSANDRA CRISTINA DE LIMA PIANO
    STEPHANIE DE PAULA GARCIA
    RIGELLY MACHADO DE MACEDO
    FERNANDO ANTÔNIO MENDES BEZERRA XIMENES
    FERNANDA NEVES COELHO DIAS
    PAULO HENRIQUE CARVALHO VASCONCELOS
    KALLYNE DOS SANTOS OLIVEIRA
    KAROLYNE BARBOSA GONÇALVES
    MARIA LAURA DE ALMEIDA ALVES
    ANA BEATRIZ CORDEIRO CARVALHO
    EDNEIDE QUINTINO SALES
    ITALLO DE ALMEIDA PINHEIRO
    DAYANE STEPHANIE POTGURSKI
    NATHÁLIA ESTANISLAU MOREIRA
    GABRIELA BRANDÃO SILVA DE CARVALHO LOPES
    GABRIEL BALTAZAR
    LÍVIA FIGUEIREDO PEREIRA
    MARCELO GONÇALVES DA SILVA
    TATIANE SUELEN VIEIRA
    NATÁLIA KOEHLER
    BRUNA FIRMINO COSTA
    LETÍCIA CRISTINA MÜLLER
    FRANCISCO SANTOS NASCIMENTO JÚNIOR
    MATEUS RODRIGUES LIMA

  10. MATRÍCULA

     Documentos necessários para efetuar a matrícula

    • Cópia do RG (frente e verso)
    • Cópia do CPF (frente)
    • Não serão aceitos outros documentos tais como CNH, Carteira Profissional ou Carteira de Estudante

    Informações sobre o pagamento e matrícula serão enviadas por e-mail aos participantes selecionados.

 REALIZAÇÃO

logo-clinica

APOIO

LOGO1logo2

PATROCÍNIO