Processo Seletivo do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD)

Edital 01/2017 – Processo Seletivo do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD)
1. PROPÓSITO
Tem este a finalidade de normatizar e regular o processo de seleção de 1 (um) bolsista PNPD, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais – ICB – USP, em conformidade com o regulamento apresentado na Portaria nº 086/2013-CAPES, de 03 de julho de 2013 (disponível em http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes).

2. OBJETIVO
2.1 O PNPD tem como objetivo principal estimular e contribuir para o desenvolvimento de estudos de alto nível no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais. Para tanto, este edital tem como objetivos específicos:
a) complementar a formação de doutores e reforçar sua prática acadêmica junto a equipes de docentes do Programa;
b) fortalecer os grupos de pesquisa do Programa;
c) promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa e atividades ligadas à Pós-Graduação.

3. REQUISITOS PARA OS CANDIDATOS

3.1 Possuir título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido no exterior, este deverá ser analisado pela CPG, conforme regimento CAPES;

3.2 Disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico científico e acadêmico;

3.3 Ter publicado artigo(s) científico(s) em revista indexada, como primeira autoria;

3.4 Não ser aposentado ou estar em situação equiparada;

3.5 Não ser beneficiário de outra bolsa de qualquer natureza, quando da implementação da bolsa PNPD;

3.6 Inscrever-se em uma das seguintes categorias:

a) ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;

b) ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;

c) ser docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa, desde que comprovado o afastamento da instituição de origem. Nesta categoria, não serão aceitos candidatos da mesma instituição do Programa.

3.7 Estar habilitado a ministrar aulas e participar de atividades em disciplinas de Pós- Graduação nas áreas afins ao Programa de Ciências Morfofuncionais.

4. REQUISITOS PARA O SUPERVISOR
4.1 Ser orientador do Programa de Ciências Morfofuncionais e pertencer ao quadro de docentes do Departamento de Anatomia;

4.2 Garantir a infraestrutura adequada para a realização do projeto;

4.3 Disponibilizar e manter atualizado o Currículo junto à Plataforma Lattes do CNPq.

5. INSCRIÇÃO
5.1 Documentos necessários:

a) cópia de documento de identificação ou passaporte;

b) cópia da versão resumida do Currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq;

c) cópia do diploma de conclusão do Doutorado;

d) comprovação de solicitação prévia de Bolsa de Pós-Doutorado junto a agência de fomento, para desenvolvimento do mesmo projeto,

e) projeto de pesquisa: a proposta deverá conter, em linhas gerais, plano de trabalho, embasamento científico, justificativa, metodologia, cronograma e bibliografia (máximo de 15 páginas);

f) carta de aceite do supervisor.
5.2 Local e horário: Secretaria de Pós-Graduação, com Patrícia R.C. Rocha, de 2ªf a 6ªf, das 7h-11h e das 13h-16h.

6. SELEÇÃO

6.1 A seleção será baseada nos pareceres emitidos por uma Comissão de Avaliação constituída por 5 (cinco) membros, sendo 3 (três) deles pertencentes à Comissão de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais e 2 (dois) pesquisadores externos, indicados pela Comissão Coordenadora do Programa, com base na área de origem dos candidatos.

6.2 O Processo Seletivo será composto por duas etapas:

a) Exposição Oral do Projeto de Pesquisa do candidato, a qual não deverá ultrapassar 40 min., com posterior arguição pela Comissão de Avaliação. (Peso 5)

b) Análise do Curriculum do candidato, a qual deverá priorizar os trabalhos científicos como primeira autoria dos candidatos, bem como a qualidade das revistas nos quais foram publicados, tomando como base os fatores de impacto das mesmas. (Peso 5)

Após a realização do Processo Seletivo, as notas de cada avaliador referentes às duas etapas do processo serão divulgadas e os candidatos ordenados segundo as mesmas. A validade do processo seletivo será de 04 meses a contar da data da divulgação do resultado.

7. PRAZOS

7.1 As inscrições poderão ser realizadas até o dia 31/05/2017, junto à secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais.
7.2 A data e o local do Processo Seletivo dos candidatos: 08 e 09 de Junho de 2017, no anfiteatro ao lado da secretaria de Pós-Graduação.

7.3 A divulgação do resultado será realizada pela secretaria de Pós-Graduação em até 24hs após o término dos trabalhos do Processo Seletivo.

7.4 O candidato selecionado no Processo Seletivo terá a sua indicação encaminhada à CAPES, de acordo com o calendário Capes, conforme regulamento.
7.5 Na eventualidade de não ser possível encaminhar a indicação do bolsista, novas datas serão fixadas e divulgadas seguindo os mesmos instrumentos já mencionados anteriormente.
8. BOLSAS
8.1 Duração: 24 (vinte e quatro) meses.

8.2 O bolsista aprovado nas modalidades apresentadas neste regulamento como 3.6a e 3.6b poderão solicitar renovação da bolsa, com duração máxima de 60 meses (cinco anos). A renovação não é automática, o candidato deverá concorrer novamente em outro edital.

8.3 O bolsista aprovado na modalidade apresentada neste edital como 3.6c não poderá ter a bolsa renovada.

8.4 Na concessão: serão exigidos formulários específicos e complementação de cópias da documentação pessoal pertinente.

8.5 Será solicitado um relatório anual de atividades para acompanhamento das atividades do bolsista, por parte da Comissão de Pós-Graduação do Programa, o qual será avaliado e emitido um parecer, conforme regulamento CAPES.

8.6 Suspensões e cancelamentos obedecerão ao Regulamento da Portaria nº 086/2013, PNPD-CAPES.
São Paulo, Maio de 2017.

Comissão Coordenadora
Programa de Ciências Morfofuncionais
ICB – USP