Procedimentos

Documentos

Para depósito da Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado devem ser apresentados os seguintes documentos:

 * Na Secretaria do Programa de Pós-Graduação:

1. Sugestão de banca indicada pelo orientador – formulário disponível aqui.
Obs: a) na indicação da banca para defesa, deverá fazer parte pelo menos um professor que participou do exame de qualificação; b) Não será permitido a participação de colaboradores que correspondam a potenciais conflitos de interesse em bancas de defesa de dissertações ou teses, a citar colaboradores que constem nas publicações, juntamente com o aluno ou com o orientador, nos últimos 03 (três) anos.

2. Ficha do aluno, constando o número de créditos obrigatórios concluídos;
3. Cópia, em CD, do trabalho de dissertação ou tese. Na capa deverá constar: nome do aluno, orientador, nível e ano de conclusão;
4. Formulário de Conclusão de Curso – formulário disponível aqui.;
5. Entrega de trabalho publicado e/ou submetido, conforme determinado:

– Para os alunos de Mestrado será exigida a entrega de manuscrito nos moldes da revista a ser publicado o trabalho.

– Para os alunos de Doutorado e Doutorado Direto é obrigatória a entrega de Cópia de um trabalho publicado ou submetido para publicação, em revista com fator de impacto igual ou superior à mediana da área (Ciências Biológicas 1), segundo os critérios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, relacionado à sua área de inserção (conforme disponível no site: www.capes.gov.br).

* No Serviço de Pós-Graduação do ICB/USP:

1. Os exemplares da Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado, contendo a Ficha do Catálogo Bibliográfico emitida pela Biblioteca do ICB e Protocolo da Comissão de Ética em Pesquisa do ICB. Os exemplares deverão ser entregues no Serviço de Pós-Graduação do ICB/USP até a data de encerramento do prazo para o depósito dos exemplares. Caso a mesma recaia em fins de semana, feriados e pontos facultativos oficialmente fixados pelo calendário e pela Instituição, será permitida a entrega no primeiro dia útil subsequente.

2. Declaração de anuência do Orientador (modelo no site cienciasmorfofuncionais.com.br).

3. Cópia, em CD, do trabalho de Dissertação ou Tese. Deve-se anexar resumo da mesma em formato PDF. Na capa deverá constar: nome do estudante, orientador, nível e ano de conclusão. O exemplar em CD é depositado diretamente na Biblioteca do ICB que emite um comprovante que deverá ser apresentado no ato da entrega dos exemplares impressos na SPG/ICB).

Número de Exemplares exigidos:

– NORMAS ANTERIORES (ATÉ 22/07/14):

Mestrado 08 (oito) exemplares
Doutorado 12 (doze) exemplares

– NORMAS À PARTIR DE 23/07/14:

Mestrado 08 (oito) exemplares
Doutorado 08 (oito) exemplares

Sugestão de datas para defesa

O candidato, em acordo com seu orientador, deverá indicar 2 datas diferentes para a realização da defesa, datas estas à partir de 30 dias da data de aprovação da banca pela CPG-ICB.

A defesa do Título deverá ser realizada no máximo em 90 dias a partir da data da indicação da Comissão Julgadora pela CPG/ICB.

Tempo de apresentação da Defesa

O tempo para apresentação da defesa é de no máximo 30 minutos, não havendo tempo mínimo.

** Atenção!!! O Anfiteatro disponível para Defesas no Setor Acadêmico – Prédio Biomédicas III, tem apenas 28 lugares.