Exame de Proficiência

A proficiência em língua inglesa constitui requisito obrigatório aos candidatos habilitados ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais e é valida durante 5 (cinco) anos após a realização do exame. Os candidatos ao Mestrado e Doutorado serão considerados proficientes se:

  1. a) Obtiverem aprovação (suficiência) na prova de língua inglesa do Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH/USP (informações no site: fflch.usp.br)

            ou

  1. b) Apresentarem Certificado de Proficiência emitido pelas seguintes instituições:

– UNIÃO CULTURAL, “Reading”, com desempenho de 50%;

– CULTURA INGLESA, teste feito para fins de inscrição no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com desempenho de 50 pontos;

ou ainda nas seguintes modalidades:

            – TOEFL iBT (Test of English as a Foreign Language – Internet – based Test) = 60 pontos;

            – TOEFL ITP (Test of English as a Foreign Language – Institucional Test Program) = 500 pontos;

Candidatos a Doutorado e Doutorado Direto deverão realizar adicionalmente uma prova de inglês instrumental baseada na tradução de texto de artigo científico na área de inserção do candidato, a qual será disponibilizada ao candidato pela CCP, em data oportuna, até 03 (três) meses após o seu ingresso.

Os candidatos habilitados ao ingresso no programa de pós-graduação que forem estrangeiros deverão demonstrar, além da proficiência em língua inglesa, proficiência em língua portuguesa. Os candidatos estrangeiros que tiverem como língua nativa o inglês estarão isentos da prova de proficiência nessa língua, mantendo-se a exigência para proficiência em língua portuguesa. Aos alunos estrangeiros, a proficiência em língua portuguesa será conferida por meio da apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, CELPE-BRAS, nível intermediário ou superior. Esse certificado deverá ser apresentado até três meses após o ingresso do aluno no Programa.

Estarão automaticamente desligados do Programa os alunos que não demonstrarem certificado de aprovação na prova de proficiência em inglês (Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto) ou proficiência junto à prova de inglês instrumental (para alunos de Doutorado e Doutorado Direto) no prazo de 06 (seis) meses, a contar da data da primeira matrícula.